Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013

POR QUE OS GATOS DORMEM TANTO?


Gatos dormem 2/3 da sua vida, o que significa 16 horas por dia, ou mais! 
Isso é mais do que todos os mamíferos, exceto pelo gambá e por alguns tipos de morcegos. 
O que nos faz perguntar: por que gatos dormem tanto?? 

O "cochilo do gato"

A primeira coisa que você percebe é que gatos são mais ativos à noite, o que significa que eles dormem a maior parte do dia e quando começa a entardecer eles ‘pegam fogo’. Quando você leva um filhote para casa, verá que a maior parte das ‘peraltices’ acontece à noite, enquanto você está dormindo! 
Mas assim que ele terminar o café da manhã dele, e o resto do mundo estiver se preparando para entrar em ação, ele vai se enrolar em um cantinho e cair no sono. 

Conservação de energia 

Os gatos têm a fisiologia de um predador, o que significa que eles estão programados para perseguir e caçar – principalmente à noite. 
Os grandes felinos, como o leão, mantém um padrão de sono semelhante durante o dia, e caçam à noite. 
Apesar do nosso gatinho ter sido parcialmente domesticado, ele ainda mantém essa característica selvagem. 
Mesmo quando estão brincando os gatos irão mostrar os instintos primitivos de se esconder nas sombras e, sem qualquer aviso, pular em cima da ‘presa’. 
E caçar a presa consome uma enorme quantidade de energia, ufa! 
Não importa se o seu gatinho está caçando um passarinho no jardim, ou atacando um ratinho de catnip na sala de estar, todas aquelas horas dormindo serviram para armazenar energia para correr, pular, escalar e caçar. 

Sempre alerta…ou pelo menos a maior parte do tempo 

Assim como os humanos, gatos ou cochilam ou dormem profundamente. É comum ver o seu gato cochilando (o que dura entre 15 e 30 min) com a cabeça erguida e as patas encolhidas sob o corpo, ou mesmo sentado, e nesse caso os músculos permanecem contraídos para mantê-lo na posição. 
Se for necessário, ele poderá entrar em ação em um piscar de olhos! Os sentidos do gato continuam registrando sons e cheiros durante até 70% do tempo que ele dorme, assim ele consegue acordar rapidamente ao ouvir o barulhinho de um rato (ou a latinha de atum sendo aberta), ou sentir qualquer cheiro interessante. 
Ele acorda instantaneamente e antes de nos darmos conta já está correndo atrás do que o acordou. 
Quando o gato acorda naturalmente, ele pisca lentamente, boceja e se espreguiça todo…primeiro as patas de frente, depois as costas, e finalmente as patas de trás. Normalmente eles tomam um breve banho de língua logo que acordam…são muito limpinhos nossos peludos :-) Durante o sono profundo, o corpo do gato relaxa, ele se estica todo e rola para o lado. S
uas ondas cerebrais mudam e se tornam rápidas, e é muito difícil acordá-lo nessa fase. E é nessa fase que ele sonha! Sim, gatos também sonham, e apesar de não termos como saber com o que eles sonham, quando vemos os bigodes e patinhas se agitando no sono podemos supor que ele está sonhando que está caçando ou brincando! 
O sono profundo normalmente dura cerca de cinco minutos, depois do que o gato volta a cochilar. 
Esse padrão cochilo-sono profundo-cochilo continua até que ele acorde de vez.


Curiosamente, filhotes de até um mês de idade não cochilam, caem direto no sono profundo. 
Filhotes e gatos mais idosos costumam dormir mais do que o gato adulto. 

Dias chuvosos 

Gatos também sofrem influência do tempo, assim como nós. O comportamento dos gatos varia muito, dependendo da raça, idade, temperamento e estado geral de saúde. Mas não importa qual seja o comportamento usual do seu gato, observou-se que gatos dormem mais quando o tempo está propício para um bom cochilo. Mesmo que o seu gato fique exclusivamente dentro de casa, em dias frios ou chuvosos ele (e provavelmente você também) irá bocejar e dormir mais.


Fonte: http://www.resgatinhos.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

© ♥ ♥ Gato Mania ♥ ♥ - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart