Quais são os sinais clínicos?
As bactérias que ficam alojadas debaixo da pele após uma mordedura ou arranhadura podem multiplicar-se durante vários dias antes que se note qualquer sinal de infecção aparente.
Os sinais mais comuns de infecção são o inchaço e dor no local da lesão, podendo alguns gatos apresentar também febre.
Se no local da mordedura a pele ficar um pouco solta o mais provável é que se forme um abcesso (bolsa de pus) no local. Se a pele não ficar solta, como acontece nas patas ou no rabo, a infecção dissemina-se através dos tecidos, mas o inchaço pode ser menos aparente do que um abcesso.
Este tipo de infecção é chamado celulite.
Tanto no caso do abcesso como da celulite, o pus pode ser bastante tóxico e muito debilitante para o gato.
Os locais mais freqüentes de mordeduras e arranhaduras são a face, patas, rabo e dorso.
Como é que estas infecções se desenvolvem?
Quando um cão morde, crava os dentes fechados na pele e abana a cabeça. Normalmente a pele da vítima rasga deixando uma grande laceração.
Mas, quando um gato morde, os dentes atravessam a pele e largam imediatamente a vítima. Isto resulta em pequenas feridas penetrantes na pele, com buracos do mesmo diâmetro que os dentes do gato.
Esses buracos fecham e virtualmente desaparecem em algumas horas, “encerrando” as bactérias da boca do gato debaixo da pele da vítima. O tipo de bactéria que vive na boca dos gatos multiplica-se em ambientes em que a concentração de oxigênio é baixa.
Uma vez fechada a ferida, as bactérias podem começar a multiplicar-se a uma grande velocidade…
Os organismos mais freqüentemente envolvidos em mordeduras e arranhaduras de gatos são a Pasteurella multocida e o Streptococcus.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de uma ferida por mordedura é normalmente direto. Por vezes, o gato é apresentado ao veterinário antes que o abcesso ou celulite sejam aparentes.
A maior parte das vezes, um exame cuidadoso da pele do gato revelará a presença de feridas provocadas pela mordedura e arranhadura.
Como é que estas infecções são tratadas?
O tratamento varia. Se souber que as feridas do seu gato foram provocadas por lutas, a administração de antibióticos nas 24 horas após a luta normalmente impede a disseminação da infecção e o desenvolvimento de um abcesso.
Se vários dias já se passaram após a briga, o mais certo é a formação de um abcesso. O abcesso tem que ser drenado através dos buracos da ferida ou através de uma incisão na pele. Por vezes, tem mesmo que ser colocado um dreno de látex para manter a ferida aberta e permitir que o pus drene completamente.
O gato terá que tomar antibiótico, ou injetável ou oral, para completar o tratamento. O abcesso normalmente sara entre 2 a 5 dias.
Se ocorrer celulite em vez de um abcesso, a drenagem não é possível porque a infecção não está confinada a um local.
Neste caso os antibióticos são o único tratamento.
A celulite cura mais lentamente que um abcesso, mas normalmente em 3 a 7 dias estará curada.
Estas infecções podem ser transmitidas aos humanos?
Se tiver contato com o pus que drena da ferida, a lavagem vigorosa da pele deve ser o suficiente.
Os organismos bacterianos das feridas por mordeduras de gatos são potencialmente infecciosos para os humanos se estes tiverem uma ferida aberta na pele (local de entrada para as bactérias).
Normalmente, o risco é mínimo.
Sempre que uma pessoa for mordida por um animal, ela deve consultar um médico imediatamente.
FONTE: http://www.resgatinhos.com.br
0 comentários:
Postar um comentário