Identificação
Ao manter o controle quando o seu gato se esconder debaixo da cama, você será capaz de reconhecer suas necessidades e responder a elas adequadamente. Você saberá se ele está com medo, quer brincar, ou gostaria de ser deixado sozinho. Quando seu gato se sente brincalhão, ele pode se concentrar em você com a boca aberta (mas não mostrando os dentes) e ronronar, movendo-se em sua direção em uma posição agachada. Gatos que estão com medo respiram rapidamente e podem fugir de seu toque. O que quer ser deixado sozinho pode virar as costas ou evitar olhar diretamente para você. Se ele também perdeu o apetite e parece angustiado ou apático, esconder-se debaixo da cama também pode ser um sinal de que ele está doente e precisa de cuidados veterinários.
Significado
Embora haja uma abundância de razões inofensivas para que os gatos se escondam debaixo da cama, se esse comportamento é incomum para o seu, ele pode estar com dor ou sofrendo. Como o site Flea Control explica, gatos selvagens que estavam doentes ou feridos encontravam um lugar para se esconder de predadores e esse comportamento continua existindo em gatos domésticos. Se o seu animal se recusa a sair do esconderijo ou insiste em voltar lá se você removê-lo, então isso poderia ser um sinal de que ele está doente.
Causas
Os gatos utilizarão o espaço debaixo da cama como um lugar para ficar longe do barulho ou perturbação e para um sono ininterrupto. Eles também podem explorar e brincar no espaço. Se estão com medo, nervosos ou com mal-estar, então, a área sob a cama oferece segurança e proteção. Mesmo que o seu gato fique normalmente confortável em torno de pessoas, ruídos externos, como fogos ou tempestades, podem assustá-lo, fazendo-o procurar um lugar para se esconder.
Prevenção/solução
Apesar de se esconder ser um comportamento natural para os gatos, se você não quer que o seu se esconda debaixo da cama, a única maneira de pará-lo é bloquear a área. Proporcionar um esconderijo alternativo, como uma caixa de papelão em uma parte isolada da casa, também ajudará. Como a especialista em gatos Sarah Hartwell escreveu em 2004, se o seu gato tem um temperamento nervoso, reduzir o ruído e movimento ao redor da casa ao mínimo irá incentivá-lo a ganhar mais confiança.
Considerações
Se você está feliz em deixar o seu gato se esconder debaixo da cama, é importante garantir que a área seja limpa regularmente. Poeira e cabelo acumularão ao longo do tempo, e poderão ser arrastados pela casa pelo gato, ou até mesmo causar problemas respiratórios em seu animal de estimação. É também vital certificar-se de que não existem objetos com arestas cortantes ou pontas debaixo da cama, e remover qualquer coisa que o gato possa mastigar ou ingerir.
Fonte: http://www.ehow.com.br
0 comentários:
Postar um comentário