1) A primeira coisa a se fazer é colocar nos ouvidos do gatinho pequenos pedaços de algodão, para que não haja o risco de entrar água neles. Isso pode acabar causando uma otite.
2) Ligue a água antes, para que seu amiguinho não se assuste. A água deve estar morna, nunca mais fria que a temperatura corporal do gato.
3) Primeiro, molhe todo o corpo do gatinho – não molhe a cabeça por enquanto – depois ensaboe seu corpo com shampoo ou sabonete.
4) Feito isso, lave o focinho com muito, muito cuidado (apenas passando as mãos). Preste atenção para não deixar água entrar nos ouvidos e nariz.
5) Depois de tirar todo o sabão, enrole o bichano numa toalha. Evite que ele pegue correntes de ar, já que os gatos são muito sensíveis a mudanças de temperatura. Seque-o muito bem usando toalhas.
6) Se for necessário, desembarace um pouco o pêlo do gatinho, penteando no sentido contrario para que possa tirar os pêlos mortos.
7) Seque-o usando um secador. Mas tome alguns cuidados: ligue o aparelho e deixe que o gato se habitue ao som do mesmo. Nunca use o secador no máximo! Devagar, vá secando todo o corpo do bichano.
8 ) Agora é hora de cortar as unhas! Use um cortador de unha, ou até mesmo um cortador especial para esses casos (é possível achar em qualquer petshop). Lembre-se de não cortar demais, apenas o necessário.
9) Vamos às orelhas! Você pode utilizar um cotonete seco, ou mesmo umedecido com álcool. Limpe apenas a parte externa do ouvido, não tente limpar a parte interna. Isso pode causar lesões no tímpano do bichano.
10) Agora é só deixar o seu bichano relaxar e aproveitar a companhia dele.
Fonte: http://www.labovet.com.br
0 comentários:
Postar um comentário