Você já procurou saber por que alguns gatos estão sempre bonitos e com o pelo brilhante e outros não?
Embora seja verdade que alguns gatos nascem com "pelo bom", os cuidados com a aparência têm um papel importantíssimo também.
Contudo, os gatos são animais meticulosos. Eles costumam cuidar de si mesmos muito bem, sempre lambendo o pelo para mantê-lo limpo e no lugar certo.
Mas qualquer gato pode passar de fofinho a sujinho sem a ajuda dos amigos humanos.
Gatos de pelo longo e curto
O pêlo magnífico de um persa campeão é uma verdadeira obra de arte. Mas é melhor você acreditar que foram necessárias muitas horas de cuidados regulares para conseguir essa aparência - e mantê-la assim.
Todos sabem que quanto mais pêlo houver para cuidar, mais trabalhoso será. Quanto mais fofo for o pêlo do gato, maior a probabilidade de ele embaraçar. Esses emaranhados espessos de pêlo podem ser doloridos e até ferir a pele do gato se o nó for muito grande. O pêlo embaraçado é constrangedor para o gato também, porque a única maneira de se livrar do problema é raspá-lo.
Nada parece mais desconfortável do que um gato com o pêlo raspado.
Não que gatos de pêlo curto não precisem de cuidados regulares, nem que nunca embaraçam - isso acontece sim. A questão é que o pêlo mais curto e mais grosso requer menos manutenção do que o pêlo longo e sedoso. Um gato de pêlo curto atento à própria rotina de cuidados com a aparência pode compensar um dono que seja um pouco preguiçoso quando o assunto é escova e pente.
Mas os cuidados regulares com a aparência ainda são essenciais tanto para os de pêlo longo quanto os de pêlo curto. Toda vez que o bichano está ocupado com a rotina de banho contorcionista, ele engole pêlos. Quanto mais pêlo ele tem (e quanto mais o animal cuida de si mesmo), mais pêlo ele engole.
O animal não faz digestão dos pêlos e eles podem acumular-se no estômago e nos intestinos do gato e formar bolas de pêlos. Seu efeito colateral menos perigoso, mas mesmo assim desagradável, é o gato expeli-los ao tossir - geralmente em momentos ou em lugares que você preferiria que isso não acontecesse.
Uma observação mais séria, contudo, é que a grande quantidade de pêlo engolido pode, na verdade, obstruir os intestinos do gato, sendo necessária uma operação para salvar a vida dele.
A questão principal, como dizem por aí, é investir alguns reais em uma escova e pente - e usá-los.
Preciso de um profissional especializado para cuidar do pêlo do meu gato?
Visto que gatos de pêlo longo precisam de cuidados regulares (sendo a melhor opção os cuidados diários), talvez seja melhor analisar o seu orçamento antes de responder a esta pergunta. Mas mesmo se você tiver condições financeiras para levar o gato de pêlos longos toda semana ao profissional especializado, ainda precisará das ferramentas necessárias em casa - e é bom saber como usá-las. Nunca se sabe quando o gato poderá se envolver com alguma coisa que acabará presa ao pêlo ou quando ele precisará de um retoque entre as visitas ao profissional especializado.
As principais vantagens desse profissional são o treinamento, a aptidão e a experiência. Um bom profissional pode fazer o pêlo do seu gato parecer vistoso com rapidez e eficiência - e trauma mínimo. Pêlos embaraçados e nós podem ser resolvidos em casa, mas se você nunca lidou com isso antes, corre o risco de ferir o gato - uma lesão que provavelmente precisará de cuidados veterinários. Provavelmente, é melhor deixar esses problemas com o pêlo para os profissionais.
Mesmo quem aprende a usar uma escova macia e um pente de metal com destreza e habilidade procura um profissional especializado de vez em quando. Pode ser um nó ou emaranhado, durante um período de queda particularmente intensa de pêlos ou apenas o tratamento todo para que o bichano fique com boa aparência.
Ferramentas e dicas para cuidar da aparência dos gatos em casa
Todo dono de gato precisa de alguns itens para cuidar da aparência do animal. Um pente de metal é a ferramenta mais essencial para cuidar do pêlo dos gatos.
Pentes resistentes de aço inoxidável com dentes largos e redondos são fáceis de encontrar e têm preço razoável.
Uma escova adequada tem cerdas semelhantes a dezenas de minúsculos pregos dobrados. Elas se parecem com as asperezas na língua do gato e têm o mesmo objetivo no cuidado com o pêlo.
A maioria dos gatos gosta da sensação da escova e do pente de metal - a menos, é claro, que haja pêlos embaraçados.
Como cortar
as unhas dos gatos
Você pode investir em um cortador de unhas específico para gatos se quiser, mas cortadores comuns, usados pelas pessoas, também funcionam bem. Sente-se no sofá e segure o gato como se estivesse segurando um bebê para amamentá-lo. De leve, aperte o dedo do gato entre o seu polegar e o indicador, deixando a unha visível. Com cuidado, corte a ponta afiada, mas fique apenas na parte clara, em direção à ponta da unha (você tem que enxergar a parte avermelhada; não corte ali ou você causará desconforto e sangramento).
Repita o procedimento em cada dedo.
Nenhum gato gosta de cortar as unhas, mas se você acostumá-lo desde filhote, será mais fácil quando ele for adulto. Além disso, procure brincar de vez em quando com as patas e os dedos do gato; caso contrário, ele sempre saberá que você vai cortar suas unhas assim que segurar sua pata.
Eis algumas dicas para cuidar da aparência do gato em casa:
Transforme o momento em pura diversão -
a maioria dos gatos adora ser acariciada e gosta da sensação de cuidados leves com o pêlo. É um ótimo comportamento social - gatos que se dão bem uns com os outros ficam cuidando do pêlo alheio por longos períodos de tempo. Quando for hora de cuidar da aparência do bichano, aproxime-se dele calmamente, e intercale as escovadelas no pêlo com carinhos regulares.
Use de contenção
- é bom limitar os movimentos do gato (com cuidado) desde que ele não comece a entrar em pânico, mas lembre-se de se proteger também. Não tente forçar o gato a sentar-se imóvel ou ficar em posição desconfortável por muito tempo. E tome cuidado para não exagerar na intensidade das escovadelas. Pense que você não gosta que puxem seu cabelo, então imagine a sensação de puxarem seu cabelo em todo o corpo.
Saiba quando parar
- talvez não seja possível cuidar do pêlo todo do gato em apenas uma sessão. Isso é normal. Se você cuidar do dorso e da cauda e, depois, ele começar a se irritar, desista e tente terminar um ou dois dias depois. É melhor ter meia dúzia de sessões de cinco minutos na semana e um gato contente do que uma batalha de 25 minutos e um gato que corre e se esconde ao ver a escova.
Procure ajuda profissional
- se o pêlo do gato estiver embaraçado ou com nós - ou se alguma coisa desagradável prendeu-se ao pêlo - entre em contato com o veterinário ou outro profissional especializado. Se o gato não cooperar com os cuidados feitos em casa, marque um horário com um profissional. Aproveite a visita, peça algumas dicas e uma demonstração de técnicas básicas. Esses profissionais gostam de ensinar aos clientes; não há nada mais irritante para eles do que ter de raspar o pêlo do animal constantemente ou lidar com nós e pêlo embaraçado. O gato sofre e há maior probabilidade de o profissional sofrer arranhões ou mordidas.
Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br
0 comentários:
Postar um comentário