Causas
As causas de muitos tipos de câncer em gatos não são conhecidas. Assim como acontece com os humanos, acredita-se que a genética desempenha um papel. Carcinógenos no ambiente aumentam a probabilidade de câncer, e gatos de meia idade são mais propensos a desenvolverem câncer de língua. Para massas na língua, especificamente, as causas podem incluir traumatismo da língua, ou tumores não cancerosos, tais como verrugas e depósitos de cálcio. Os tumores benignos da língua podem incluir células mioblastoma granulares, e há muitas massas cancerosas que podem afetar a língua. Nelas, estão inclusas carcinomas de células escamosas, tumores, fibrossarcomas, melanomas malignos, hematangiossarcomas e outros tipos de massas de sarcoma.
Sintomas
Dentre os sintomas de câncer de boca estão salivação excessiva, dificuldade para comer e nódulos ou tumores na língua ou gengivas. Se o tumor é especificamente da língua, ele pode não produzir sintomas notáveis, e os donos dos bichinhos provavelmente não notarão até eles serem grandes e visíveis. Sintomas adicionais podem incluir aumento na salivação, mau hálito, arranhamento na boca, derrubar comida enquanto come e ter dificuldade em comer, não alimentar-se, perda de peso, sangue saindo da boca e dificuldade para respirar.
Diagnóstico
Se um gato estiver apresentando sintomas de câncer de boca, o veterinário deve primeiro determinar se o tumor não é, na verdade, massas infectadas. Ele irá começar com um exame físico no gato. O médico provavelmente irá fazer uma biópsia da massa do trauma. Testes adicionais podem incluir um hemograma completo, perfil bioquímico, exame de urina, radiografia torácica e biópsia de quaisquer nódulos linfáticos aumentados.
Tratamento
Se o tumor do gato for benígno, ele provavelmente será removido em um procedimento cirúrgico simples. Se o tumor for malígno e estiver espalhando, o veterinário também pode realizar uma cirurgia, removendo uma parte da língua do gato. Quimioterapia ou radiação também podem fazer parte do tratamento. Depois da cirurgia, o gato terá suturas dissolvíveis em sua língua. Ele será alimentado com comida enlatada ou mole por algumas semanas enquanto cicatriza.
Prognóstico
A efetividade do tratamento dependerá do quão cedo a doença do gato foi encontrada e a terapia começou. O prognóstico também depende do tipo de tumor e onde ele está localizado. O veterinário oferecerá informações sobre o prognóstico específico de um bichinho baseado no tipo de câncer específico do gato e o estágio que ele estava quando o tratamento começou.
Fonte: http://www.ehow.com.br