A denominada hipersensibilidade alimentar é um processo alérgico imunomediado que pode acometer os animais causando transtornos dermatológicos e gastrointestinais.
De forma simplificada, a alergia alimentar ocorre quando as proteínas e outros componentes presentes nos alimentos são reconhecidas pelos anticorpos presentes no organismo como invasores .
O sistema imunológico reage a este estímulo considerado estranho, desencadeando o processo alérgico.
Os gatos podem desenvolver alergia alimentar em qualquer idade, mas é mais comum em animais menores de 1 ano.
Dentre os alimentos já identificados como alérgenos, podemos citar: carne bovina, soja, frango, leite, milho, trigo e conservantes.
Podem ser observados os seguintes sintomas :
Gastrointestinais (vômito, cólica e diarréia) e/ou dermatológicos( prurido ou coceira intensa, queda de pêlos, crostas, alterações de queratinização, dermatite miliar e infecções secundárias).
O diagnóstico pode ser demorado, pois os sintomas são muito inespecíficos. Portanto, é necessário realizar diagnóstico diferencial quanto a outras causas de problemas gastrointestinais e dermatológicos.
Para diagnosticar a doença, é necessário instituir uma dieta de eliminação de nutrientes para determinar o potencial alérgico de cada componente da dieta.
Durante este período de teste,nenhum alimento fora do prescrito pode ser fornecido.
Depois de determinar as substâncias causadoras da alergia alimentar para aquele paciente, o tratamento vai se basear na restrição e modificação da alimentação que deverá ser uma dieta o mais tolerada possível pelo organismo do animal.
Dietas caseiras balanceadas e individualizadas contendo uma relação ideal de carboidratos e proteínas, carbonato de cálcio, vitaminas , ácidos graxos e minerais deverão ser instituídas.
Rações hipoalergênicas não devem ser fornecidas até a determinação dos alérgenos. Em alguns casos, nem estas rações são toleradas pelo animal e em outros casos, podem ser utilizadas. Medicamentos como corticóides e anti-histamínicos podem ser utilizados no início do diagnóstico para diminuir o prurido. Antibiótico e antifúngicos para tratar possíveis infecções secundárias na pele e medicações para combater vômito podem ser necessárias.
Deve-se sempre ficar atento ao surgimento e/ou agravo dos sintomas.Modificações na dieta podem ser necessárias com o passar do tempo.
O prognóstico é considerado de reservado a bom, dependendo de exposição novos alérgenos.
Fonte:
http://mundomiau.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário