Pegar um gato não doméstico -- ou de rua -- que só sai à noite requer cuidado. Gatos errantes não são necessariamente ferozes, mas observar o felino de antemão é importante para assegurar-se de que ele é um animal que deve ser preso. Trate-o com humanidade para ganhar sua confiança. Quando capturá-lo, leve-o a um veterinário para um exame adequado.
1 - Observe o gato. Veja se ele tem alguma coleira de identificação. Examine seu pelo. Um pelo desgrenhado é indicativo de um animal de rua. Observe o seu comportamento. Se ele fica com medo ou imediatamente na defensiva quando lhe vê é outro sinal de um felino selvagem. Um animal com coleira ou pelagem limpa pode ser simplesmente um gato que não está em casa, mas que tem dono.
2 - Alimente o gato no mesmo horário todas as noites. Coloque a comida no local em que você pretende pegá-lo. Continue o processo por alguns dias para acostumá-lo com um horário regular de jantar. Determine a área de alimentação perto de uma janela do quarto ou sala de estar. Faça o seu melhor para alimentar o gato o mais cedo possível durante a noite, para que você possa cuidar dele assim que for pego. Evite alimentá-lo na noite antes de prendê-lo para mantê-lo com tanta fome quanto possível.
3 - Mergulhe uma folha de jornal em suco de cavala. Dobre o papel em um quadrado e coloque-o no chão. Monte uma armadilha de malha de arame. Posicione a parte traseira dela em cima do jornal.
4 - Cubra o chão da armadilha com jornal limpo. Coloque comida de gato ou frango desfiado na parte de trás da armadilha. Posicione a isca de acordo com a placa da armadilha que engata o alçapão.
5 - Fique perto da janela. Permaneça fora de vista, mas perto o suficiente para que, quando ouvir a armadilha funcionar, você possa cuidar da situação imediatamente.
6 - Cubra a armadilha fechada com um cobertor. Mantenha o cobertor sobre a armadilha até que você possa transportar o gato até um veterinário para examiná-lo.
Fonte: http://www.ehow.com.br
0 comentários:
Postar um comentário