Ao contrário do que se afirma, o gato é uma criatura que se apega muito facilmente às pessoas: e é por elas e não pelo ambiente, que ele sente afeição. E é com o homem, mais do que com outros animais, que o gato procura comunciar-se mais completamente.
São muitas as formas pelas quais ele pode expressar sentimentos, necessidades, dores, desejos. Através dos sons, expressões faciais e corporais, movimentos, ele é capaz de demonstrar raiva, prazer, dor, interesse, surpresa, medo, dúvida, fome, alegria, ciúme e até mesmo superioridade. Abaixo algumas mensagens que os gatos costumam enviar para nós.
MIADOS
O mais popular som emitido pelo gato é o "miau". Pela observação, acredita-se que este som seja mais utilizado na comunicação com os seres humanos do que com outros animais.
Curtos: por exemplo, se o gato é chamado pelo nome e solta um miado curto, é como se ele estivesse respondendo à pessoa que o chamou. Este tipo de miado também pode mostrar que ele não está à vontade: talvez querendo descer de um colo, fazer xixi ou sair para passear. Pressentindo um inimigo, seu miado é breve e alto.
Fracos: um miado fraco, quase inaudível, com a boca levemente aberta, ele emite quando reconhece o dono, como se o cumprimentasse após algumas horas de separação.
Longos: suas dores ou ferimentos serão comunicados através de um miado longo. Quando estiver com fome, soltará um miado curto e agudo, e em alguns casos, acompanhado do movimento de colocar a língua para fora.
Há ainda o miado típico do acasalamento, com um som bastante específico e audível a muitos metros de distância.
RONRONADAS
Outro som característico é o ronronar - uma espécie de rumor contínuo, semelhante ao respirar ofegante de um indivíduo asmático. Este som é muito usado para exprimir satisfação e prazer, em situações como estar confortavelmente no colo de alguém ou brincando com um objeto.
RESMUNGOS
Existe também o resmungar, semelhante ao ronronar, mas não constante, bastante frequente quando passa por situações de ciúmes. Este tipo de som é muito utilizado por gatos da raça Oriental. Além de resmungar, ele fará rápidos movimentos com a cabeça e os seus olhos brilharão.
CUSPIDAS
Bastante comuns e conhecidas por todos são as suas "cuspidas", um som sibilante, que acompanhado de um movimento rápido da boca, abrindo e fechando, demonstra o não contentamento com determinada situação. É uma forma de intimidação, basicamente visual, como se ele estivesse dizendo: "Tomem cuidado comigo". Entretanto, este movimento não pressupõe necessariamente uma agressão. Na maioria das vezes, bastará que alguém o pegue no colo para que ele se acalme.
EXPRESSÕES DA FACE
É pelas expressões faciais que se revelam, talvez com mais fidelidade e perfeição, os sentimentos mais opostos dos gatos: prazer e dor, tédio e alegria, raiva e afeto, certeza e dúvida
OLHOS
Levemente fechados: os olhos, altamente expressivos, carregam amplos significados. Quando é acariciado, o gato fecha levemente os olhos e emite um leve miado.
Estreitados : nos olhos estreitados, estão caracterizadas as raiva e, dependendo da situação, a alegria.
Bem abertos: demonstra curiosidade.
Arregalados: O medo, o receio, a dúvida.
O Olhar no infinito: pode significar devaneio.
Quase fechados: comunicam extremo prazer.
Fechados : "estou ignorando a sua presença".
Piscando: vão demosntrar afeição pela pessoa que está por perto.
Para cima e para baixo: o gato olhará para cima quando pretende subir em determinado local e, para baixo, quando quiser descer. Estes movimentos são sempre acompanhados de um leve miado.
BOCA
Aberta : quando estiver de boca aberta ou bocejando, estará comunicando seu tédio.
Semiaberta : indicará alegria.
Mexendo : abrindo-a ou fechando-a rapidamente, com os dentes à mostra, sem emitir som, estará implícita uma manifestação de carinho e afeição
Mordidas : mordidas que não machucam, apenas dadas com um leve aperto dos dentes, são demonstrações de afeto. O gato só dará mordidas mais fortes quando estiver com medo ou sentindo-se importunado. E se por qualquer um destes dois motivos ele fincar seus dentes na mão de uma pessoa e esta pessoa puxá-la bruscamente, ele poderá unhá-la. Se não demonstrar preocupação com o fato, ele simplesmente vai largá-la e ficar quieto.
Enquanto o gato dá um banho em você, pode dar mordidinhas. Significa: “Como você está sujo. Deve ser punido por tamanho relaxamento. Não ouse interromper o banho que estou dando!”
BIGODES : seus bigodes ficarão bem esticados em sinal de excitação e caídos em sinal, de susto.
A LINGUAGEM DAS VÁRIAS PARTES DO CORPO
CAUDA
Levantada : significa alegria.
Ereta : significa atenção, concentração e até um cumprimento. É muito comum ver um gato vir na direção de uma pessoa e está indo cumprimentá-la. Nas raças orientais, por exemplo, além de deixar a cauda ereta, eles chegam a dobrar a sua ponta. Já na persa, a cauda somente fica ereta
Balançando : não significa raiva, significa apreensão. O gato balança o rabo quando está diante do inimigo, ou quando está doido para saber o que você tem naquela misteriosa caixa. Gatos de rabo peludo, jamais os têm levantados. Talvez para não serem confundidos com algum perigoso tamanduá. Para identificar um estado de contentamento e prazer, sua cauda mexerá lentamente. Um movimento rápido demonstrará abertamente que ele não está gostando da situação - uma espécie de aviso. Geralmente isto ocorre quando ele está querendo descer do colo de alguém.
Em volta das patas: Sentado, com o rabo circundando as patas, ele se encontra numa posição de atenção, sendo capaz de permanecer assim por muito tempo, admirando um objeto ou uma pessoa.
Posição Média : a cauda é fundamental para o equilíbrio do gato e pode, inclusive, comunicar seu estado de saúde. Quando ela estiver na posição média, isto é, nem baixa, nem alta, significa modalidade. Totalmente baixa, significa doença.
No meio das pernas : O rabo no meio das pernas é postura típica do medo. Normalmente isso ocorre com os gatos pequeninos, quando as pessoas os colocam em locais que eles consideram perigosos: um muro alto, por exemplo.
Rebolar: Significa ar suspeito. Quando o gato rouba comida do pratinho do outro, chega rebolando, igual a um rato e fica meio vesgo. É o ar de culpa do pecador.
DORSO
Arqueado: as costas arqueadas, preparando o animal para o salto, correspondem basicamente ao movimento de alerta diante do perigo. E ainda, se os pêlos estiverem eriçados e as patas encolhidas, se constituirá numa ameaça. É muito difícil que ele venha a agredir alguém, a não ser que esteja muito faminto, com medo ou tenha sido maltratado. Já com outros animais, essa é uma postura bastante agressiva, uma forma de intimidar o adversário.
Tremulando: se por acaso o gato tremular as costas quando for chamado ou cumprimentado, estará respondendo à pessoa que o solicitou.
PATAS
Abrindo e fechando: as patas indicam sentimentos mais positivos que negativos. quando animal abre e fecha as patas, comos e estivesse fazendo uma massagem, está manifestando carinho. Geralmente, ele realizará este movimento quando está no colo, fazendo isto diretamente na barriga da pessoa, como uma tentativa de prolongar essa situação de afeto.
Só abrindo: as patas abertas chegando o animal a colocar as unhas pra fora, significam a famosa intimidação. Isso pode até ocorrer por medo, como se quisesse se defender do perigo. Outras vezes, ele poderá realizar este mesmo movimento - de abrir as patas e as unhas - quando estiver dormindo e acordar de repente. No momento seguinte, ele voltará à posição anterior e continuará o sono, relaxado e acomodado.
Erguidas: Gatos têm grande facilidade para ficar em pé, embora não consigam, ainda, caminhar sobre duas patas, como nós, os macacos e os ursos. Entretanto, as mutações se encarregarão de criar, mais cedo ou mais tarde, o gato bípede. Mesmo gatos gordos e adultos, ficam em pé, com grande facilidade, quando chega a hora da comida. E por quê? Para ficarem maiores e serem notados por você, senão você pode se esquecer de dar a comida deles. Como se isso fosse possível!rs... Este movimento, mais comum aos gatos orientais, tem por finalidade comunicar extremo carinho a alguém.
ORELHAS
Abaixadas: a posição das orelhas abaixadas costuma indicar o humor do animal.
Abaixadas para trás: é sinal de raiva. Se esta posição incluir um movimento rápido da cauda, significará uma maior intensidade desse estado.
Eretas ou de pé: totalmente eretas, elas significam atenção ou concentração em algo ou alguém.
Se o gato mexer levemente as orelhas quando for chamado, significa que a pessoa foi ouvida. Mexendo-as rapidamente, também significa que a mensagem foi compreendida, só que no momento o animal não está interessado em responder ao apelo
BARRIGA
Arrastando no chão: O gato vai andando abaixadinho, com a barriga esfregando no chão. Pode significar caça à vista.
Para cima : É o gato mais feliz, seguro e tranqüilo deste mundo. Aliás, pessoas que dormem de barriga para cima, também demostram que são absolutamente seguras de si.
MOVIMENTOS CORPORAIS
Rolar o corpo de um lado para outro: é sinal de satisfação e até de um certo charme para com o dono.
Corridas: realizando curtas corridas na frente de alguém, significa que ele está alegre.
Abraçar as pernas de alguém: o gato é capaz de acompanhar uma pessoa onde quer que ela vá, chegando até a imitar os movimentos das suas pernas. No momento que as suas patas abraçarem as pernas de alguém, com certeza, estará querendo brincar.
Subir no colo: e serão ainda capazes de subir no colo rapidamente, pulando até a altura do ombro, como se estivesse obrigando alguém a segurá-los. E nas posições confortáveis, eles fecharão seu corpo num movimento circular e permanecerão assim longo tempo.
Enterrar comida: “Nunca mais quero comer isto!” - pensa o gato, enquanto tenta enterrar a comida, arranhando o pavimento. Pior é quando estão comendo no jardim e um dos gatos não quer mais comer e enterra, realmente, a comida que os outros ainda não comeram. Na realidade, é apenas uma encenação. Retire o pratinho e o apresente, logo em seguida, com a comida revirada, que o gato cai em cima e até lambe o pratinho. Por outro lado, quando o gato começa a comer, e em um dado momento pára, olha para você e diz: “Miau” e volta a comer. Isto quer dizer: “A comida está ótima, cozinhe sempre desta maneira!”
Pinotes: Quando você vai acariciar seu gato, muitas vezes ele se levanta até a sua mão, para receber mais rápido a sua carícia, com os olhinhos fechados. Outra forma de afeto é quando dá uma cabeçadinha na sua mão, o que pode fazer você entornar uma xícara de chá. Mas é o preço do amor.
Pisar no pé : Por que alguns gatos têm o hábito de pisar no pé do dono? Elementar: para que o dono nunca mais se afaste dele. É uma prova de amor.
AMIZADE OU AGRESSIVIDADE: SENTIMENTOS MUITOS FORTES ENTRE OS PRÓPRIOS GATOS
Existe uma comunicação muito forte dos gatos entre si. Ela é sentida desde a primeira mamada dos filhos, quando a mamãe ronrona de prazer. E conforme crescem, vão apurando mais as suas formas de comunicação.
Num determinado momento, a mãe soltará miados curtos aos seus filhotes, como se estivesse encorajando-os a fazer algo.
Ela poderá ronronar, alertando os filhotes para uma situação de perigo, no que será imediatamente obedecida.
Na hora em que seus filhotes devem deixar de mamar, a mãe vai grunhir forte, ameaçadora.
Se eles insistirem, ela irá dar patadas, erguendo a orelha e movendo rapidamente a cauda.
Entre si os gatos poderão desenvolver formas muito particulares de comunicação.
No ínício do convívio, é comum que eles sejam agressivos e vivam em competição, mas normalmente dois gatos adultos costumam ser muito amigos. Quando ele estiver com ciúmes de outro animal, até poderá agredí-lo.
Lamber um ao outro demonstra amizade.
Fonte: Caes & Cia - Edição 81
Reportagem e texto: Solange Barreto
Informações de Ivany de Florio Mendonça
0 comentários:
Postar um comentário