Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

TIPOS E DICAS DE RAÇÃO PARA GATOS

Entre tantos cuidados que você precisa estar alerta para garantir uma vida saudável ao seu gatinho, a ração de gatos está no topo da pirâmide, não é mesmo? 
Vemos muitas propagandas, recebemos muitas indicações baseadas nos populares “meu gato adora”, mas a verdade é que ração para gato é que nem a papinha do seu bebê: varia por uma série de fatores, desde gosto particular até nutrientes. E aqui vão umas dicas úteis para você entender o que seu bichano quer quando desviar do comedouro porque você deu uma ração que ele detesta e só você não notou. 

Tipos de ração para gato 

Para escolher melhor alimento para seu gato, é importante que você saiba que os gatos se alimentam quase que exclusivamente de nutrientes que vem de origem animal. 
O organismo do gato é próprio para isso: possuem presas que não servem para mastigar, mas sim rasgar a carne, estômago mais ácido para digerir melhor e intestino mais curto. Portanto, evite as rações que tenham muitos elementos de origem vegetal, como semente de linhaça e glúten de milho, dê preferência àquelas que tenham farinha de fígado ou ossos, óleo de peixe, etc. Lembre-se: quanto mais nutrientes de origem animal, melhor. 


Assim como a gente, o gato também terá seus favoritos. A preferência vai depender do odor, textura e gosto da ração para gatos para agradar o seu. Teste até encontrar a que ele realmente goste. Não adianta querer forçar, pois os gatos, quando tem acesso livre à comida, costumam comer de 10 a 20 vezes por dia, então é bom que seja algo que ele goste para voltar tantas vezes à tigela. 
 Uma dica válida é comprar a ração para gatos em lata que não é tão seca, assim ajuda a hidratar seu gato! 

Gato não é imagem e semelhança do dono, lembre-se disto! 

Quem não ama um chocolate? Seu gato! 
 Por mais fofinho que você ache ver seu gatinho com as patinhas dianteiras ao redor de um quadrado de chocolate, não dê chocolate ao seu gato. O chocolate contém ácido oxálico que impede a absorção do cálcio, o que pode contribuir para o enfraquecimento do seu gato. Sempre consulte um veterinário se decidir iniciar seu gato numa alimentação fora da ração comum a eles. 
Assim como nas rações para cães, as rações para gatos são divididas em classes desde as populares até as rações Super Premium, que são as mais recomendadas pelos veterinários. 
Mas tente manter a alimentação do seu gato baseada na ração mais apropriada. A ração para gatos é o alimento mais indicado por conter todos os nutrientes necessários para sete vidas saudáveis. 



Fonte: www.cachorrogato.com.br

BRINCADEIRAS COM GATOS - DIVERSÃO PARA VOCÊ E SEU BICHANO

As brincadeiras com gatos tem um papel muito importante na vida deles, pois é brincando que eles estimulam seus sentidos primitivos. Tudo que os gatinhos aprendem quando são filhotes é levado à vida adulta. Gatos em grupos normalmente brincam entre eles, ainda mais se forem filhotes. Filhotes e gatos “adolescentes” tem uma facilidade enorme para se divertirem, um sempre pula em cima do outro, correm pela casa, enfim, parece que tudo é uma grande festa. 
 Um gato “filho único” e adulto tende a ser mais quieto e sossegado, então ele vai precisar encontrar alguns meios para se divertir, ainda mais se ele ficar sozinho boa parte do dia enquanto seus donos estão fora de casa. Nesse artigo separamos algumas brincadeiras com gatos que irão entreter e desestressar ele e você também.        
 Além de divertir seu gato, é necessário exercitá-lo também, afim de que ele use e mantenha ativo seu instinto natural de caçador. Muitos e variados tipos de brinquedos são usados para esses fins. Alguns dos brinquedos preferidos dos gatos são “varinhas”, que tem na ponta uma corda que liga um bichinho ou uma bolinha à varinha. Brincar com seu gato com brinquedos desse tipo vai fazer com que ele corra, pule e com seu instinto caçador, tente pegar o bichinho na ponta. 


Outro brinquedo muito popular são as bolinhas, especialmente as que pulam, tipo bolinha de jogar pingue-pongue. Você pode jogá-la longe, ou rolar uma pelo chão, fazendo com que seu gato saia correndo atrás dela. Gatos são animais muito curiosos por natureza, com isso em mente, existem muitas maneiras de brincar com seu gato estimulando sua curiosidade. Uma excelente maneira de fazer isso é usando petiscos especiais para gatos. Separamos aqui algumas sugestões de brincadeiras e exercícios usando petiscos. 
Você pode pegar uma garrafa de refrigerante (pet), do tamanho que você tiver disponível em casa, limpá-la e secá-la bem. Depois disso, coloque uma pequena porção de qualquer alimento seco que seu gato goste, de preferência a ração seca que ele come normalmente, e tampe a garrafa. Faça alguns furos na lateral permitindo que caiam alguns grãos na medida em que seu gato vai brincando com a garrafa. Assim, seu gatinho vai se divertir muito com essa brincadeira, além de gostar de comer os grãos de ração. 
Podemos fazer algo similar com o que fazem com grandes felinos em zoológicos, com gatos domésticos. Pegue um pedaço de papel, tipo um saco de pão e embrulhe pequenas porções de comida seca, pode ser ração mesmo. Depois jogue essa bolinha de papel amassado longe para seu gatinho pegar. Ele será estimulado pelo cheiro da comida dentro do papel e irá mexer nessa bolinha até achar o que ele quer. Dessa forma, você também estará brincando com seu gatinho.


Outra brincadeira que gatos adoram é se esconder dentro de caixas de papelão. Eles podem ficar lá dentro horas a fio, achando que estão nos enganando, se sentindo mestres do esconde-esconde. Hoje em dia, encontramos uma variedade imensa de produtos no mercado pet, com várias opções de brincadeiras e objetos que podem divertir nossos gatos. Existem algumas casinhas para gatos, como iglus, que, além de serem muito confortáveis e aconchegantes, também são ótimos “esconderijos” para eles. 
Gatos gostam de brincar (e muito) com minilanternas a laser. Eles ficam alucinados com aquela bolinha vermelha que corre pelo chão e pelas paredes. Essa brincadeira pode durar muito tempo, e, com certeza, você e seu gato vão se divertir demais. Deve-se, porém, ter muito cuidado com esse laser. Jamais, em hipótese alguma, passe ou aponte o laser no olho do seu gato. Isso pode fazer com que ele fique cego.   
É muito indicado, na hora em que for comprar ou adotar seu gato, que você escolha uma dupla. Assim, eles crescerão e viverão juntos, sempre interagindo, brincando e fazendo companhia um ao outro. 

Como não brincar com gatos 

Outro fator tão importante quanto brincar com seu gato, é saber como não brincar com ele. Gatos são animais muito temperamentais e voluntariosos, não devemos impor nenhuma brincadeira a eles. Jamais devemos brincar com os gatos de forma agressiva, como apertar sua barriga, puxar seu rabo ou suas orelhas. Eles detestam esses atos, para eles é como se estivessem sendo agredidos. 
 Brincar com seu gato na cozinha também pode ser muito perigoso, eles não sabem que fogões podem ser quentes, nem que facas são afiadas e que podem oferecer riscos. É melhor manter as brincadeiras fora da cozinha. Devemos tomar cuidado também na hora de brincar com gatos acima do peso. Bolinhas jogadas em lugares altos, ou mirar o laser no alto da parede serão muito atraentes para seu gato gordinho, mas fazê-lo pular grandes alturas pode trazer alguns riscos, tanto para sua coluna, quanto para suas articulações. 
Depois de certificar que seu gatinho está livre de perigos, é só aproveitar e se divertir com ele nas brincadeiras! 


 FONTE: www.cachorrogato.com.br

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ACUPUNTURA FELINA


A acupuntura, prática de cura por agulhas, faz parte da milenar Medicina Tradicional Chinesa. Seu uso no ocidente foi iniciado há muitas décadas, no entanto ganhou popularidade somente na última década, com respostas terapêuticas consideradas milagrosas em pacientes com doenças de difícil cura. Ela busca o equilíbrio de energias do corpo e a cura do organismo como um todo. 

 Na medicina veterinária o uso da acupuntura iniciou-se na década de 50, mas ainda é pouco conhecida entre os proprietários de animais de companhia. Ela é útil em qualquer enfermidade como até mesmo aquelas que exigem cirurgias, uma vez que, pode ser obtida a melhora no estado imunológico acelerando a recuperação do pet no pós-operatório. E pode também ser associada a outras modalidades terapêuticas como a homeopatia e a alopatia. 

As características mais interessantes nesta prática é a ausência de efeitos colaterais e a redução no uso de medicamentos porque cada vez mais os proprietários fazem uso indiscriminado de medicamentos levando seus pets a freqüentes intoxicações. Isto, inclusive, mostra a importância da visita de um médico-veterinário para o correto diagnóstico e adequado tratamento. 

Pode parecer difícil o uso de agulhas em animais, mas observa-se que a maioria deles relaxa, podendo até mesmo ficar sonolento durante a terapia. Relatos indicam que a maioria dos animais apresenta melhoras de 24 a 48 horas após uma sessão e esta melhora traz bem estar ao paciente facilitando novas aplicações posteriores. O número de aplicações vai variar de acordo com a resposta do organismo. 

A terapia é principalmente indicada em casos de dor, paralisias e inflamações e pode ser utilizada em diferentes espécies animais como cães, gatos e aves. Em gatos seu uso é freqüente em casos de granulomas de lambedura, asma, enfizema, gastrite, panleucopenia felina e urolitíase (cristais na urina ). Entre estas a mais conhecida é a urolitíase ou síndrome urológica felina onde o gato produz cálculos na urina levando a inflamação, retenção de urina, dor no ato de urinar, chegando até uma infecção. Sua ocorrência se dava pelo uso de rações de baixa qualidade mas, atualmente, sabe-se que há diversos agentes envolvidos como por exemplo a pré-disposição hereditária. Neste caso a terapia irá reduzir a inflamação com conseqüente redução de dor, facilitar a eliminação dos cristais e corrigir as alterações que levaram à formação dos cristais. 



Fonte: Martha Okuyama - Crmv-RJ 576

GATO VIRA-LATA SUPERA FAVORITOS E VENCE PREMIO NO EUA


Cinco dias antes do prêmio, felino nem sequer tinha nome.Chaplin superou os favoritos das raças persas e himalaias 

O gato vira-lata "Chaplin" desbancou os favoritos e venceu um concurso que elegeu o melhor bicho de estimação, em Rochester, em New Hampshire (EUA), em uma premiação promovida por uma federação de criadores de gatos. 

A eleição foi realizada no dia 16 de maio de 2009, mas, cinco dias antes do prêmio, o felino nem sequer tinha nome. Chalpin morou por dois anos na rua e ganhou um abrigo após ser resgatado pela SPCA, uma entidade de defesa dos animais. Quando chegou ao abrigo em Stratham, o gato apresentava uma boa aparência, tanto que os funcionários acreditavam que ele poderia superar no concurso os felinos de raças, como os gatos persas e himalaias. 



 Publicado em: Globo.com

TRUQUES DO Dr PET PARA EVITAR BRIGAS ENTRE GATOS


Vocês já pararam para ver este programa super legal, o Dr. Pet? Ele vai ao ar todos os domingos na Rede Record . O programa é apresentado por Alexandre Rossi, um zootecnista especialista em comportamento animal. Para maiores detalhes sobre seu trabalho: http://www.rederecord.com.br/programas/drpet/home.asp 

A matéria abaixo é sobre a adaptação da casa para a convivência de dois ou mais gatos. Seguem alguns truques que vão evitar possíveis "briguinhas" entre os bichanos. 

Você não vai com a minha cara? 

Confrontos entre gatos dentro de um mesmo grupo são comuns. Nessas disputas ocorrem chiados, patadas e unhadas. Um pouco de agressividade deve ser considerada normal… Afinal os bichanos naturalmente são animais muito territorialistas… 

Mas você não deve permitir que um gato fique aterrorizando os demais. Sempre que notar este tipo de comportamento agressivo, use um spray de água, disparando um jato no focinho do felino 

– tomando cuidado para não atingir os ouvidos. Se notar que a coisa está meio fora de controle, separe o bichano “esquentadinho” do resto do grupo e procure ajuda de um especialista em comportamento animal. 

 Esconderijos secretos 

 No entanto, algumas dicas podem ajudar a evitar este tipo de situação. Uma delas é dar aos bichanos a possibilidade de ter seu esconderijo, um local onde, principalmente, os felinos mais medrosos possam usar para se sentirem mais seguros. 

O esconderijo, mesmo quando não usado, deixa o bichano mais confiante por saber que, quando for preciso, poderá ter uma rota de fuga e um lugar pra se abrigar.Tratado de paz…Vale dizer que, dependendo do temperamento dos gatos, você terá que sempre ficar de olho neles, mesmo quando estiverem numa boa… Pode acontecer de alguns felinos nunca conseguirem se dar bem, apenas aprenderem a se tolerar.



Fonte: http://aquisoentramgatos.blogspot.com.br

FOTOS - Parte 4

Irma Wedel e seus 7 bebes


♥ Irma Wedel e Bartolome ♥

♥ Bartolome pousando para foto ♥

♥ Cassandra em sua caixinha ♥

♥ Carinha de sono Lulu ♥

 ♥ Parece que acordaram a Merlyn rsrs ♥

♥ Esse é Neko...se virou para a camera rsrsr ♥

♥ Nina só observando ♥

♥ Todo charmoso o Odin ♥


Parabéns Irma Wedel...seus bebes são todos lindos  ♥

 


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

OS 10 MANDAMENTOS FELINOS


1º Mandamento

NÃO DESOBEDECERÁS O GATO

2º Mandamento

NÃO OBSTRUIRÁS O ACESSO A MESAS E ARMÁRIOS

3º Mandamento

NÃO DEIXARÁS O GATO  COM FOME E COM SEDE

4º Mandamento

MANTERÁS LIMPA A CAIXINHA DE AREIA 

5º Mandamento

TELARÁS JANELAS E VARANDAS

6º Mandamento

NÃO DEIXARÁS QUE O PELO EMBOLE

7° Mandamento

DARÁS ATENÇÃO AO GATO

8º Mandamento

MANTERÁS EM DIA AS VACINAS

9º Mandamento

CUIDARÁS DAS ENFERMIDADES

10° Mandamento

NÃO RECLAMARAS DOS PELOS NA SUA ROUPA




Fonte: www.catclub.com.br

sábado, 25 de janeiro de 2014

GATOS AMA BEBES


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

FOTOS - Parte 3

Beibe  -  Ilma Assis


Boris  -  Fernanda


Clarinho  -  Claudia Almeida


Fiona  -  Milu Salles


Leluz  -  Mac Onssa


Marion Ledicat


Mia  -  Patricia Dotto


Milk Shake  -  Raquel Gutler


Ursa  -  Chrys Altran


Gatinhos de Vinicius Moura Costa





Continuem mandando as fotos de seus anjinhos de 4 patas.

Lambeijos no ♥

FOTOS - Parte 2

Bumbury  -  Gatúbela  Lopez


Emerson  -  Iraci Sampietri


Lindo -  Elaine Niklis



Mel  -  Mel Siamese Cat


Nina e Chico  -  Dea Dea


Xarope  -  Lourdes Azevedo Frazão


FOTOS - Parte 1


Essa é nossa mascote...A Mel descansando depois do almoço


Mel me ajudando ♥


Chico na sua cadeira preferida
Parabéns Damilson Silva


Nadal e.... 


 ...Yan, esses anjos lindos são de nossa amiga Mariela Cristina.


Essa gatinha é muito sapequinha...Ela esta acordando nosso amigo Rafael




Nina e mamãe da sapequinha. Tirando um cochilo com seu protetor Rafael


Se vc quiser ver seu gatinho aqui,mande a foto em nossa pagina no facebook

https://www.facebook.com/comportamentocatmel

Lambeijos no ♥

© ♥ ♥ Gato Mania ♥ ♥ - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart