Páginas

domingo, 16 de fevereiro de 2014

PORQUE ENSINAR SEU GATO A NADAR


Nadar pode ser uma excelente atividade para o seu bichinho de estimação. Fortalece a musculatura além de ser um ótimo exercício. É verdade que a maioria dos gatos não gosta muito de água, mas com um pouco de paciência e dedicação dá para ensinar o bichano a delicia de dar uma nadada. Além de deixá-lo em segurança pois ele não afogará caso caia na piscina. Primeiro de tudo é preciso saber que os animais possuem instinto para nadar naturalmente, mas isso não quer dizer que você pode jogá-lo na água sem mais nem menos.


A primeira lição: evite jogar o gato na água. Isso pode traumatizar o animal e ele pode nunca mais querer tentar, ou até mesmo se afogar. Quando o animal não sente o chão e a água o atrapalha a respirar, ele entra em pânico. Tudo isso mais o cansaço podem resultar em afogamento. Para o seu gato se acostumar a nadar, o ideal é que você brinque com ele dentro da piscina. Aos poucos ele vai se acostumando com a nova atividade e passa a gostar. 
Diferente dos cães que são mais agitados, os gatos precisam de um pouco mais de estímulos na hora de aprender essa atividade. Por isso alguma coisa deve chamar mais a sua atenção para que o gato se estimule a entrar na água para nadar.


  Como ensinar? 

Você pode começar a ensinar o seu gato a nadar desde filhote, depois que ele já estiver vacinado e de preferência em dias mais quentes. Qualquer animal doméstico para aprender a nadar precisa de estimulo, para que ele tenha vontade própria de entrar na água. Uma boa alternativa é jogar na piscina um brinquedo ou um petisco para ele ir pegar. Chamá-lo de dentro da água também pode servir de impulso para que o gato entre na água. Se com essas estratégias o seu gato pular na água sem dó, continue dando petiscos a ele para que ele continue motivado a nadar e sem medo. 

Ele não sabe nadar 

Para ensinar os passos certos do nado ao seu gato, antes que ele se canse demais e fique desesperado. É necessário que você segure o animal firmemente, com corpo para frente e solte-o aos poucos ensinando a forma correta de bater as mãozinhas. Você pode até ensinar o seu gato a mergulhar, e mergulhar junto com ele. As técnicas para ensinar cães e gatos a nada não são muito diferentes. O que muda é que os cães são mais ativos e os gatos não são tão chegados em água. Mas isso você pode mudar com o tempo. 

Dica importante 

Se você não sabe nadar e não fica seguro dentro da água, peça ajuda a alguém que se vire melhor para que não haja acidentes. Caso tenha duvidas procure um especialista em comportamento animal, ele saberá ajudar nesse treinamento. Existem várias maneiras de ensinar um gato a nadar, você pode começar aos pouco e sem pressa o animal vai se acostumando. É necessário que durante todo o processo você fique atento ao seu gato para que nada de ruim aconteça. É importante também ajudar ou ensinar o seu gato a sair da água, pois quase nunca eles conseguem sair pelas escadas. O nível da água é muito importante para que eles consigam sair da piscina. 

Após toda a brincadeira ou treino seque bem o seu gato principalmente as orelhas (para não causar otite). 

Boa sorte! 


Fonte: www.enciclopets.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

© ♥ ♥ Gato Mania ♥ ♥ - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart