Páginas

domingo, 16 de fevereiro de 2014

COMO LIDAR COM DERMATITE SOLAR EM GATOS



Dermatite é o nome que se dá aos problemas de pele, tanto dos animais quanto dos humanos. Dermatite solar nada mais é do que a queimadura de pele, causada pelo sol. É igual ocorre em humanos. Sempre que há uma exposição prolongada ao sol forte, a pele sofre e a queimadura pode ocorrer. É mais comum em animais clarinhos, brancos, que tem menos proteção, mas pode ocorrer mais diversos bichinhos. Para evitar, alguns cuidados são necessários. Siga o passo a passo e saiba como lidar com esse problema de pele.


Passo a passo - Como lidar com dermatite solar no seu pet 

1- Nunca saia para passar com o animal em horários de sol muito forte, principalmente no verão. Prefira sair antes das 10 h e depois das 3 h da tarde. Assim mesmo só se o sol estiver mais ameno. Caso contrário, saia mais no final da tarde, por volta das 17 h. Evite horários de pico. Lembre-se também de observar se a temperatura do chão no qual o animal pisará, não está muito alta. Se tiver alta demais, não saia ou use sapatinhos para os cães. Lembre-se que ele está pisando diretamente no chão e pode queimar as patinhas. 

 2- Passe protetor solar no bichinho, principalmente se ele tiver pelos clarinhos. Além da dermatite solar, o animal pode sofrer com tumores de pele. O melhor é a prevenção. Sempre que ele for ficar exposto ao sol, use protetor solar, o humano mesmo. Passe com cuidado e maior atenção nas orelhas e focinho, locais mais desprotegidos, com menos pelo. 

3- Leve imediatamente ao médico veterinário, se qualquer lesão na pele (sintomas) do pet for encontrada. Os animais têm inúmeros problemas de pele, desde infecção bacteriana ou fúngica, até alergias e câncer. Quanto antes ele for examinado e tratado, mais rápida e fácil será a cura. 

4- Siga corretamente tudo que o veterinário orientar. Faça limpeza da região e de a medicação necessária.


5- Se a dermatite solar for a diagnosticada, limite a exposição ao sol do bichinho. Não deixe que ele se exponha em horários de sol forte, mesmo que seja no quintal. 

6- Passe o protetor solar sempre e aplique várias vezes por dia. O médico veterinário vai indicar o mais adequado, mas provavelmente é do fator 30 para mais. 

7- Limpe as feridas cuidadosamente. Lembre-se que o animal estará com dor e incomodado e por isso pode reclamar e até morder. Tenha cuidado. 

8- Mesmo que ele tenha melhorado rápido com o tratamento passado, não pare antes do prescrito. Muitas pessoas fazem isso e a cura total não é alcançada. As lesões voltam em pouco tempo de forma pior, mais grave e o tratamento é muito pior e mais difícil. Tenha cuidado. 

Fique sempre atendo a toda anormalidade apresentada pelo animal e qualquer alteração vista, leve-o imediatamente à clinica veterinária para ser examinado. Mantenha toda a vacinação em dia e de ração de boa qualidade. 
Cuide da higiene tanto do animal quanto do local no qual ele vive. Não se esqueça de fazer o controle dos ectoparasitas, como a pulga e o carrapato, para que ele não adoeça. 
Dê muita atenção e carinho. 
Garanta uma vida feliz ao bichinho de estimação! 




Fonte: http://www.enciclopets.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

© ♥ ♥ Gato Mania ♥ ♥ - Template by Blogger Sablonlari - Header image by Deviantart